Sobre a escrita

Toda a história se funda a partir da escrita.

O mais antigo sistema de escrita terá nascido há mais de cinco mil anos na Mesopotâmia pelos sumérios que criaram os pictogramas, a fim de deixar um legado de informação a respeito de suas lutas e conquistas, transações comerciais, assim como os fatos relativos à ciência e à história.

Da evolução dos pictogramas surgiu a escrita cuneiforme, que são formas próximas ao desenho, que representavam seres ou objetos. Esse tipo de escrita, era feito em placas de argila ou pequenas tábuas de madeira.

Já os ideogramas, desenho de uma ideia, é um termo que se refere a uma das categorias da escrita chinesa que tem origem milenar.

Da mesma forma escrita sagrada do Egito, a hieroglífica, formada por incontáveis símbolos pictóricos.

Juntas, a cuneiforme e hieroglífica, se constituíram como sistema de escrita que originou o alfabeto ocidental moderno.

É pela escrita que conhecemos a história, pois é ela que preserva a memória das mais remotas civilizações e seu progresso evolutivo.

E hoje nós a compreendemos de duas formas: a manuscrita, criada com papel e lápis, e a virtual.

E é justamente dessa escrita que vamos falar

A escrita virtual surgiu mais intensamente a partir dos anos de 1990, com a publicação de textos em meios eletrônicos.

Isso possibilitou nova forma de leitura na qual uma informação poderia se “desdobrar” em outras informações, por meio de links, que direcionava o leitor para outros textos.

Com o hipertexto pôde-se perceber que a leitura não era mais linear, pelo contrário, a leitura de um hipertexto prescinde da leitura de vários links.

Verifica-se, dessa maneira, que a escrita virtual torna a leitura uma atividade mais coletiva e colaborativa.

Em uma das maiores contribuições que o mundo virtual passou a oferecer foi a maneira de apresentar um produto.

O mundo digital proporcionou aos indivíduos novas formas de comunicação e uma delas é a visibilidade e a rapidez em apresentar um produto e serviço com um retorno praticamente imediato.

Com isso, empresários, autônomos, escolas, lojistas, indústrias, marcas pequenas e grandes, conhecidas ou não aderiram à criação de sites, blogs vislumbrando um público sempre conectado.

Sobre a profissão redator web

Como a busca por informação rápida e direta cresce bastante, a profissão está em alta, dando oportunidade a todos que querem se lançar nesse mundo.

A redação web cada vez mais ganha espaço entre jovens de 17 a 25 anos, como também entre os mais experientes que adoram a prática da escrita.

A disciplina, a leitura, a atenção a tudo que pode se transformar em informação, a curiosidade pelo fato novo e a dedicação são habilidades de um redator web.

A consequência é naturalmente a notoriedade, sucesso e alcance financeiro.

O crescimento da profissão redator web

Escrevo diante da janela aberta.

Minha caneta é cor das venezianas:

Verde!… E que leves, lindas filigranas

Desenha o sol na página deserta!

(Mário Quintana)

Quando alguém quer ter informação, necessidade de algum produto, intenção de estudar, trabalhar, oportunidade de construir, reformar, interesse em viagens, ou seja, por qualquer motivo, a primeira coisa que faz é buscar na internet.

Por isso que criar um site e manter um blog para se apresentar ao mercado fez com que o profissional de produção de conteúdo florescesse, pois, a urgência em transmitir fatos criou uma nova forma de escrita, mais concisa e direta.

E quem consegue unir precisão e informação encontra terreno fértil na profissão de redator web.

É este profissional que tem a habilidade para escrever para um público amplo, interativo e que procura conteúdo de qualidade sem ter que perder muito tempo. Isso é uma arte.

Para o filósofo francês Pierre levy, o saber está na humanidade e todos os indivíduos podem oferecer conhecimento; não há ninguém que seja nulo nesse contexto.

Mas o que exatamente os redatores web fazem?

Albert Einstein fez uma declaração muito interessante numa entrevista lá pelos idos de 1950. O físico declarou que três grandes bombas haviam explodido durante o século XX:

  • a bomba demográfica,
  • a bomba atômica, e
  • a bomba das telecomunicações.

Mas, a explosão da qual vamos falar aqui é outra.

Trata-se de uma bomba de conteúdo, e os redatores web são responsáveis por esses tão bem-vindos estilhaços.

Os redatores web são profissionais que criam conteúdo para serem publicados em blogs.

O conteúdo dos textos pode ser uma simples chamada para uma marca ou uma informação mais estendida.

Tudo vai depender do cliente.

A redação pode ser feita por freelancers, profissionais liberais, ou contratados de empresas ou pessoas.

A prática da profissão não exige formação específica, entretanto, ter domínio da escrita é exigência natural.

A importância de ter um redator web em uma empresa

Ainda que a empresa não precise da contratação de um profissional exclusivo para produzir conteúdo, o ideal é buscar uma relação fixa com um que atenda aos requisitos, entenda a essência do negócio e saiba de fato escrever.

Isso porque os altos e baixos de qualquer negócio existem, e todo empresário está passível de sofrer, mas quanto mais a empresa criar laços com o profissional, no momento em que a demanda chegar, certamente chegarão também bons textos, exclusividade e economia.

A importância da produção de conteúdo

Numa folha qualquer

Eu desenho um sol amarelo

E com cinco ou seis retas

É fácil fazer um castelo

Toquinho

A transferência da escrita tradicional para a digital é questão de adaptação.

O que está em alta hoje é apresentar o conteúdo bem distribuído e organizado, por que o impacto da pessoa que lê e sua reação diante de um texto não mudam se o conteúdo está em um rolo da Antiguidade, num manuscrito medieval, nas tela de um computador.

O redator web tem de saber que linguagem, comunicação e mídia são partes inseparáveis.

E que o processo de escrita exige que o produtor web siga alguns passos para a produção de conteúdo, como:

  • o acesso ao seu conhecimento adquirido, ou seja, todo conhecimento acumulado ao longo da vida,
  • o planejamento para a execução que tanto pode ser elaborado de maneira escrita ou mental, de forma ligeira, ativando conhecimento, reunindo ideias, exemplos, histórias e, sobretudo, imaginando como é o seu leitor,
  • a elaboração do texto, tendo em vista a formação das frases, atenção à coerência e coesão,
  • as intervenções,  alterações cortes, mudanças até deslocamentos
  • palavras, frases e parágrafos para atingir uma escrita bem feita e adequada. Sem a revisão não é possível dizer que um texto ficou pronto, e por fim
  • a reescrita, consequência da revisão para deixar o texto claro e preciso.

Terceirização da redação para web

Uma das alternativas para redação de textos para a internet são as empresas produtoras de conteúdo, como a Publica Conteúdo.

A Publica Conteúdo prima pela importância de um conteúdo direto, organizado, que visa a uma composição sólida de argumentos, a fim de atrair clientes, por meio de um discurso útil, que prenda a atenção e gere muitas visitas ao site.

A razão de os textos Publica Conteúdo serem bem feitos e organizados é porque ela mantém um banco de dados que oferece excelentes pesquisas, de maneira a apresentar um texto coerente e coeso, de acordo a escrita padrão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *