Os sites são como a vitrine de uma loja ou a fachada de um empreendimento na internet. Não à toa, eles refletem no primeiro passo para a divulgação do estabelecimento na rede.
Mas afinal, será que você realmente sabe como divulgar sua empresa na internet? Se há dúvidas quanto à resposta desta questão, não hesite em ficar com a gente neste artigo. A seguir, confira o porquê e como divulgar o site de sua empresa na internet.
Vamos lá!
Por que a sua empresa deve ter um site?
Nos dias de hoje, a internet é o que fará com que a sua empresa passe a ser conhecida não só no bairro onde ela está instalada, mas em qualquer localização global.
Sendo assim, ao investir em estratégias de marketing digital (voltadas para o mundo on-line), a realidade da sua empresa passará a ser outra. Ao invés de tentar atingir unicamente os indivíduos ao seu redor, como aqueles que moram nas redondezas da empresa, por exemplo, você aumenta (e muito) o potencial da mesma.
Hoje em dia o site também é visto como um cartão de visitas. É por meio dele que o cliente conhecerá mais sobre a sua empresa, sobre os produtos e serviços que ela oferece, sobre a história de marca e as principais formas de contato.
Por isso, é fundamental que o site seja bem estruturado, com informações objetivas, com detalhes sobre os produtos/serviços ofertados e é claro, que ele seja funcional e atrativo ao mesmo tempo.
Existem, basicamente, dois cenários em que o site se torna necessário para uma empresa:
#1 Para complementar as estratégias de marketing offline
Se a sua empresa aposta em estratégias de marketing offline, o site se torna fundamental uma vez que o cliente em potencial, muito possivelmente, vai querer conhecer mais sobre a sua empresa pesquisando-a na internet. Sendo assim, dê a ele a chance de conhecer mais sobre os produtos e serviços que você oferece ao criar um site objetivo e bem estruturado.
Entre essas estratégias destacamos: publicidade em meios de comunicação impressa (como jornal ou revista), anúncios televisivos, distribuição de flyers ou outros materiais impressos, propagandas na rádio ou em outdoors.
#2 Base para as estratégias de marketing digital
Se por outro lado você vem buscando apostar em ações no mundo digital, o site mais uma vez se torna fundamental: ele é a base para toda e qualquer estratégia futura.
E a razão é bem compreensível: as campanhas nas redes sociais, no Google, de e-mail marketing e blog deverão levar a um mesmo lugar, o site da empresa.
Bom, já deu para perceber o quanto o site é importante, não é mesmo? A seguir, confira como criar um site para a sua empresa.
Como criar um site para minha empresa?
Os sites, em geral, devem ser hospedados em uma plataforma de conteúdo. Sendo assim, você pode contratar uma agência de marketing digital para fazer esse trabalho para a sua empresa, caso ela não conte com um setor específico para esta área.
Entre as plataformas de conteúdo mais recomendadas para a hospedagem do seu site gostaríamos de destacar o WordPress. Com o wordpress você pode comprar o domínio do seu site e estruturá-lo com base em suas principais necessidades. Ele conta com templates gratuitos e pagos que poderão lhe ajudar até mesmo com a definição do layout e visual por completo. Incrível, não é mesmo?
Gostaríamos de destacar a importância em contratar uma agência especializada para a realização deste serviço caso a empresa não conte com um setor de marketing.
Como vender os meus serviços e produtos no site?
O site também auxilia diretamente na venda dos produtos e serviços da empresa.
No caso de uma empresa especializada na oferta de produtos (em qualquer segmento) há a possibilidade de transformar o site em uma loja virtual. Já as empresas que oferecem serviços também podem utilizar os sites como aliados na divulgação e explicação completa sobre como eles funcionam.
Em ambos os casos, os sites auxiliam no aumento direto da taxa de conversão em vendas. Sendo assim, ele funciona como um filtro capaz de transformar usuários interessados nos produtos/serviços oferecidos em clientes em potencial.
Você com certeza não vai deixar de apostar no mesmo, certo?
10 razões pelas quais você deve divulgar sua empresa na internet
E se ainda lhe restam dúvidas sobre o porquê de divulgar a sua empresa na internet, confira a seguir 10 motivos para criar um site para a sua empresa.
#1 Inclusão da marca no mundo digital
Nos dias de hoje, a empresa que deseja ampliar o seu mercado DEVE estar na internet. É por meio dessa ferramenta que ela irá consolidar a sua presença, aumentar sua visibilidade, otimizar as suas receitas com vendas e se tornar uma referência no segmento em que atua. Bons motivos para estar no mundo digital, certo?
#2 Horizontes expandidos
A presença na internet é a grande responsável por expandir os seus horizontes. Imagine que hoje você tem um público bem consolidado – mas apenas no bairro onde a sua empresa física está instalada.
Mas, já imaginou se você pudesse oferecer os seus serviços para toda a cidade? Ou melhor: distribuir os seus produtos para todo o Brasil? Pois é. Essa realidade não está nada distante: tudo o que você vai precisar fazer é criar um site e divulgá-lo o máximo possível.
#3 Publicidade com muito mais dinamismo
Diferentemente do que acontece quando você aposta em publicidade para a televisão, para o rádio, revista ou jornal impresso, divulgando a sua empresa na internet você ‘acerta’ com dinamismo.
Porquê? Porque com a internet você consegue direcionar as suas estratégias diretamente para o seu público alvo (o que é praticamente impossível na televisão ou no jornal impresso, certo?).
#4 Ótima relação custo x benefício
Investir em um site e em demais estratégias digitais sai muito mais em conta do que um único anúncio na televisão. E além de ser economicamente mais viável, os resultados também serão muito melhores.
#5 Visibilidade lá em cima
Você com certeza quer aumentar a visibilidade da sua empresa, não é mesmo? E nos dias de hoje, não tem forma melhor de garantir isso do que por meio da criação e divulgação de um site.
#6 Métricas e mais métricas
O lado bom de criar um site é que você poderá analisar o que está – ou não – dando certo com ele.
Isso porque existem, atualmente, muitas ferramentas capazes de lhe auxiliar na medição da performance do site. Com elas, você poderá saber quantos indivíduos entraram no seu site no último mês, semana ou dia; quantos deles realizaram uma compra ou a abandonaram no carrinho; quais páginas foram as mais acessadas; de onde vem a maior parte dos acessos; quais são os dispositivos utilizados (como computador ou smartphone) para a visita e assim por diante.
#7 Fortalecimento e crescimento da marca
É também por meio da criação do site que você traz fortalecimento para a sua marca. É assim que ela se tornará reconhecida no mercado e, consequentemente, uma referência para o indivíduo toda vez que ele precisar de um produto ou serviço oferecido pela mesma.
#8 Integração com outras estratégias de marketing digital
O site é a base para as estratégias de marketing digital, como já vimos anteriormente. Depois de criá-lo, você poderá integrá-lo com os perfis da sua empresa nas redes sociais, com um blog bem estruturado, com e-mail marketing, estratégias de SEO e assim por diante.
#9 Geração de leads qualificados
É por meio do site que você gera e qualifica leads, ou seja, indivíduos interessados nos produtos/serviços oferecidos pela sua empresa. E como isso é importante? Veja a seguir.
#10 Transformação de leads em clientes
Os leads são indivíduos que naturalmente têm interesse pela sua empresa. Com um site, você não só os gera, como também os transforma em clientes, ou seja, indivíduos que passarão a consumir os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa.
Como divulgar o meu site na internet?
E agora que você já sabe os motivos pelos quais deve criar um site para a sua empresa, muito possivelmente está com a seguinte dúvida: como fazer com que ele se torne conhecido?
A seguir, confira algumas estratégias para a divulgação do seu site na internet.
Uma das formas de chamar a atenção para o site da empresa é por meio da produção de conteúdo em blogs.
Esse conteúdo, quando explicativo, diversificado, interessante e atrativo para o público alvo da marca, trará ótimos resultados de conversão para o site.
Lembre-se de colocar, em cada post no blog, uma chamada para o site da empresa. Se a sua empresa for um petshop e o post for sobre a importância da escovação em gatos e cachorros, por exemplo, no final do artigo, direcione o indivíduo ao site da empresa para que ele se interesse no serviço de escovação realizado pela mesma.
Os anúncios no Google também são ótimos aliados na hora de fazer com que o indivíduo se interesse pelo site da empresa.
Isso porque o indivíduo que visualizar esses anúncios já é um indivíduo com potencial para se tornar cliente. Ele chegará ao mesmo após pesquisar por uma palavra-chave utilizada pela sua empresa no anúncio.
Sendo assim, se a o anúncio diz “floricultura especializada em rosas” e o cliente pesquisar por isso, ele irá se deparar com a publicidade de sua marca. Se esse anúncio direcionar para o site, muito mais chances de que uma venda seja finalizada!
Outra forma de converter clientes para o site é por meio do Facebook. Tanto os posts como os anúncios criados para esta rede social devem (quase que obrigatoriamente) levar o indivíduo ao site.
Vamos para um exemplo. Imagine que você tem uma academia. No Facebook, você pode trabalhar com posts e anúncios que encorajem os indivíduos a praticarem esportes para terem maior qualidade de vida e bem-estar. Ao finalizar, coloque o site para estimulá-lo a tomar uma decisão naquele momento: entrando em contato com a academia e fazendo a contratação de um plano.
Por fim, outra forma também interessante de divulgar o seu site é por meio do e-mail marketing.
O e-mail marketing costuma ser utilizado para a divulgação de promoções, novidades, mudanças na empresa, novos produtos/serviços e assim por diante. Sendo assim, nada melhor do que colocar um link que leve diretamente ao seu site, estimulando o indivíduo a tomar uma decisão. Essa decisão pode ser participar da promoção, utilizar o desconto oferecido, conhecer os novos produtos ou serviços, conhecer o novo endereço da empresa e assim por diante.
E agora que você já conhece tudo sobre a divulgação e a importância de criar um site para a sua empresa, o que você ainda está esperando para tomar uma atitude?
Crie um site (caso você ainda não o tenha), e divulgue-o o máximo possível. Os resultados serão verdadeiramente surpreendentes para a sua empresa!
Boa sorte!