Como fazer um Canvas para o seu negócio? Se você é um empreendedor e está querendo analisar a viabilidade de uma nova ideia, o primeiro passo é botá-la no papel!
O Business Model Canvas surgiu quando Alexander Osterwalder, um consultor suíço, começou a desenvolver a sua tese de doutorado.
Para saber mais sobre como o Business Model Canvas foi criado, acesse este post.
A ferramenta Canvas possibilita a visualização, teste e reinvenção de novos modelos de negócio por meio de uma série de perguntas como:
- Quem serão os consumidores?
- Para quem criaremos valor?
- Quem nos ajudará a atingir esse público?
- Que tipo de relacionamento vamos estabelecer com eles?
- Como vamos ganhar dinheiro com isso?
- O que vamos fazer para atingir esse objetivo?
Neste post explicaremos como responder esses questionamentos. Confira:
Como fazer um Canvas: passo a passo
1º Passo
O primeiro passo para criar um Canvas é preencher os 9 tópicos que ele possui. Conheça cada um deles a seguir.
Segmento de clientes
Você já ouviu aquela famosa expressão que “quem vende para todo mundo não vende para ninguém”?
Pois é! Se você trabalha com recursos limitados, precisa entrar no mercado sabendo muito bem qual é o público que comprará de você.
Defina isso neste primeiro momento.
Oferta de valor
Ao desenvolver seu produto ou serviço, espera-se que ele resolva um problema do consumidor. Aqui você vai explicitar quais são suas ofertas de valor, ou seja, quais soluções você está oferecendo ao mercado.
Canais
Por quais canais você pretende divulgar, vender e distribuir os seus produtos/serviços ao segmento de público especificado no item 1? É isso o que deve ser especificado aqui.
Relacionamento
O relacionamento é a etapa em que você descreve como a sua empresa consolidará conexões com o consumidor.
De que maneiras você pretende atuar no atendimento, por exemplo?
É uma etapa muito importante para gerar valor e fazer com que cada vez mais clientes possam ser fidelizados.
Recursos-Chave
Quando pensamos em como fazer um Canvas, os “Recursos-Chave” muitas vezes podem soar confusos. Mas é só olhar com calma e perceberemos que não existe tanta confusão assim.
Recursos-chave são, basicamente, os ativos que farão o seu negócio funcionar. Eles podem estar relacionados a equipamentos, patentes, recursos humanos etc.
Atividades-Chave
Na mesma linha do raciocínio acima, as “Atividades-Chave” são os procedimentos fundamentais do negócio, tais quais a manutenção de uma plataforma web ou a produção de bens, por exemplo.
Parcerias-Chave
Alguma empresa ou investidor oferece recursos que são fundamentais para o funcionamento do seu negócio? Então esse é o momento de listá-los!
Estrutura de Custos
Ter um bom planejamento de gastos é importantíssimo para qualquer negócio. É nesta etapa do seu Canvas que serão listados todos os seus custos.
2ª Passo
Após responder a essas perguntas, é preciso estudar o público-alvo. O que os clientes querem realizar e o que eles esperam da sua empresa? Esse é o segundo passo do processo de criação do Canvas.
Para entender seus consumidores, Alexander Osterwalder recomenda a criação de perguntas simples como “você sabe o que o seu consumidor quer?”
Empreendedores não devem esperar crises para entender melhor os seus clientes ou repensar o seu modelo de negócio.
Por fim, é preciso testar a ideia.
3º Passo
De acordo com Osterwalder, criar protótipos simples, baratos e descartáveis para testes é a melhor forma de verificar se o negócio é viável ou não.
Agora você já tem uma ideia bem mais ampla sobre como fazer o seu Canvas, certo?