Todas as pessoas que utilizam o buscador do Google para realizar pesquisas sabem, mesmo que instintivamente, o que é o Adwords. Dito de maneira muito simples, o Google Adwords é o serviço de links patrocinados do Google, cujo principal objetivo é exibir anúncios nas páginas dos sites de busca.

Assim, os anúncios são os links que vemos na parte superior das páginas de busca, além de certos vídeos e imagens em sites que aparecem nas primeiras posições das buscas.

Este é um sistema muito eficiente, então era de se esperar que tivesse custo elevado. Mas graças aos recursos da ferramenta, ela apresenta custo baixo, sendo indicado inclusive para micro e pequenas empresas.

Na sequência, iremos conhecer algumas dessas ferramentas.

Impressões

A impressão nada mais é que a quantidade de vezes que o anúncio é exibido, seja no resultado de buscas, seja na rede de sites parceiros do Google. Em alguns casos, mesmo que a pessoa não termine de digitar a busca ou utilize as sugestões do menu suspenso, uma impressão é contabilizada.

Cliques

Ocorre quando um internauta clica sobre seu anúncio. Mesmo quando a pessoa não acessa o website através do clique no anúncio (quando o site está indisponível, por exemplo), o clique é contabilizado. O clique é importante, pois seu número ajuda a identificar se o anúncio é atraente para o público-alvo.

Taxa de clique

Também conhecida pela sigla CTR, a taxa de clique determina a frequência que as pessoas que visualizam o anúncio clicam sobre ele. Assim, a CTR serve para determinar se os anúncios estão tendo um bom desempenho e se as palavras-chave escolhidas para a campanha – relacionadas ao que o usuário irá digitar na busca – são realmente relevantes.

Custo por cliques

O grande diferencial do Adwords é que os anunciantes não pagam pela exibição do anúncio, mas sim pelo clique que é feito em cima dele, e o valor deste clique é dado pelo custo por clique (CPC).

Há ainda outra vantagem: o custo. Suponhamos que determinado anunciante definiu seu CPC máximo a R$ 1,00. No entanto, se o índice de qualidade (relevância da campanha) atribuído pelo Google a este anunciante é bom, o CPC pode sair mais barato, como a R$ 0,70.

Conversões

A conversão ocorre quando um internauta definido como público-alvo de sua campanha clica sobre seu anúncio e realiza uma ação tida como valiosa para sua empresa, como a compra online de determinado produto ou serviço, curtida da fan page nas redes sociais, assinatura da newsletter ou a ligação para a empresa a partir de um telefone celular.

Índice de Qualidade

“Índice de qualidade” é uma nota de 0 a 10 para qualidade dos seus anúncios, palavras-chave e páginas de destino. Anúncios de melhor qualidade podem resultar em preços mais baixos e melhores posições de anúncio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *