O que é SEO?

SEO é um conjunto de técnicas que são aplicadas em um site, a fim de aumentar a sua visibilidade nos resultados não pagos dos motores de busca.

Porém, SEO não é um trabalho só para fazer um site amigável aos motores de busca. SEO é responsável também por construir um ambiente agradável para os usuários.

Os principais motores de pesquisa são o Google, Yahoo e Bing, apesar de que existem redes sociais que podem gerar tráfego para um site. No entanto, sabemos que o Google é o metódo mais usado para os usuários buscarem uma informação na internet.

Se um motor de busca não consegue acessar e ler um site, ele não conseguirá mostra-lo para os usuários.

Os robôs de mecanismos de pesquisa são inteligentes, mas ainda precisam de ajuda. Por isso é tão importante trabalhar o SEO para que o conteúdo de um site fique visível para os usuários.

Como funcionam os mecanismos de buscas?

O Google é um organizador e buscador de informações online. Pelo menos essa era a sua definição em 1998, quando a empresa surgiu no mercado.

Hoje, o Google é referência no mundo virtual, com programas e aplicativos que facilitam a vida dos usuários.

Veja como o próprio Google descreve a forma que encontra os sites na internet:

“O Google usa uma combinação de programas de software e algoritmos para reunir seu conteúdo da Web, de modo que os usuários da pesquisa que possam ter interesse no seu site consigam encontrá-lo. Assim, os processos pelos quais o Google recupera esse conteúdo são, na sua maioria, automáticos e requerem pouco ou nenhum esforço da sua parte.

O rastreamento é um processo executado pelo Google que reúne conteúdo público da Web para os resultados da Pesquisa Google. Para o processo de rastreamento, o Google utiliza um software especializado chamado de rastreador da Web, que encontra e recupera os sites automaticamente.”

Imagine a internet como uma rede de paradas de um metro.

Cada parada do metrô é um site.

Os buscadores precisam navegar por toda internet e, para isso, passam por cada site.

As paradas do metrô são ligadas pelas linhas, certo?

As linhas de metrô, nesse caso, são os links, que são ligações entre as páginas de um site.

Por meio dos links, os robôs navegam pelas bilhares de páginas da internet.

Quando encontra uma página, o Google faz cópias dela e armazena em seus servidores. Isso é o cache do Google. Todas as páginas do cache do Google formam o índice do Google.

Para que um site apareça nos resultados, ele precisa estar no índice do Google. Isto é, ele precisa estar indexado no Google.

Quando um usuário faz uma pesquisa, os buscadores navegam por todos os documentos indexados e executa dois trabalhos:

Retorna apenas com os melhores resultados relacionados à palavra-chave usada;

Organiza os resultados de acordo com relevância e popularidade dos sites.

O que é palavra-chave?

Palavra-chave é o termo que os usuários usam nas ferramentas de busca. O Google usa essa informação para encontrar os resultados.

Antes, os buscadores determinavam a relevância de um site apenas pelo uso, muitas vezes excessivo, das palavras-chave no conteúdo.

Hoje, o cenário mudou. Os motores de busca ficaram mais inteligentes, a fim de apresentar o melhor resultado para os usuários. Então, existem centenas de fatores.

Chamamos esses fatores de “Fatores de rankeamento”.

Popularidade para os robôs pode significar conteúdo valioso. Então, foram desenvolvidos algoritmos para, primeiro, selecionar os sites mais relevantes e, segundo, rankear os resultados de acordo com a popularidade de cada um.

Cada buscador disponibiliza orientações para produção de conteúdos de qualidade na internet.

Google: https://goo.gl/QRSJEI

Princípios básicos:

  • Crie páginas principalmente para os usuários, e não para os mecanismos de pesquisa.
  • Não engane seus usuários.
  • Evite truques para melhorar a classificação nos mecanismos de pesquisa. Um bom parâmetro é imaginar se você se sentiria à vontade se tivesse que justificar suas ações para um site concorrente ou a um funcionário do Google. Outro teste útil é perguntar a si mesmo: “Isso ajudará meus usuários? Eu faria isso se os mecanismos de pesquisa não existissem?”
  • Pense sobre o que faz seu site ser especial, valioso ou cativante. Faça ele se destacar da concorrência.

Bing: https://goo.gl/o72mh6

Princípios para indexação:

  • Links para o conteúdo ajuda o Bing encontra-lo. E isso fara com que o Bing indexe o site.
  • Sites com conteúdo claro, extenso e fácil de achar apresentam grandes possibilidades de serem indexados.

Fatores de rankeamento

A cada dois anos, a MOZ, empresa de consultoria em marketing digital, realiza uma pesquisa com 150 empresas de marketing digital, a fim de listar e classificar os impactos dos fatores de rankeamento.

Por exemplo, uma empresa testou durante um período a relação das redes sociais com a força de um site. A MOZ coleta resultados de experimentos como esse para levantar os fatores de rankeamento.

Os fatores de rankemento são:

  • Domínio e links

Links para o domínio, qualidade dos links, força do domínio e etc.

  • Página e links

Links para páginas, textos âncoras, spam, etc.

  • Página, conteúdo e palavras-chave

Qualidade do conteúdo, seo on page, palavras-chave, quantidade do conteúdo, etc.

  • Desempenho de página

Peso do conteúdo, legibilidade, marcação de conteúdo, conteúdo único, velocidade, dados estruturados, etc.

  • Engajamento na SERP

Dados da SERP, taxa de clique das palavras-chave, etc.

  • Citações do domínio e da marca

Uso offline da marca e domínio, menções da marca e domínio, busca pelo domínio no navegador, busca pela marca, etc.

  • Palavra-chave e domínio

Palavra-chave na URL do domínio.

  • Tamanho do domínio, TLD e SSL

Tamanho da URL do domínio, a extensão do TLD, o certificado SSL, etc.

  • Redes sociais

Compartilhamentos no Facebook, Google Plus e links nas redes sociais.

No ano de 2015, em uma escala de 0 a 10, a influência dos fatores listados acima foi de:

  • Domínio e links: 8.22/10
  • Página e links: 8.19/10
  • Página, conteúdo e palavras-chave: 7.87/10
  • Desempenho de página: 6.57/10
  • Engajamento na SERP: 6.55/10
  • Citações do domínio e da marca: 5.88/10
  • Palavra-chave e domínio: 4.97/10
  • Tamanho do domínio, TLD e SSL: 4.09/10
  • Redes sociais: 3.98/10

O que fazer com esses dados?

O processo de SEO deve girar em torno dos fatores de rankeamento.

Os trabalhos que serão executados devem levar em consideração a relevância dos fatores de rankeamento. Se a força do domínio é o fator predominante para um site crescer nos resultados não pagos, tarefas para fortalecer o domínio devem ser prioridade no processo de SEO.

Fatores de rankeamento correlacionados

O algoritmo do Google ficou muito complexo e poderoso, o que torna difícil para o SEO considerar fatores isoladamente.

O Google faz mais de 600 atualizações em seu algoritmo todo anos.

Algumas dessas atualizações não são anunciadas.

Panda, Penguin, Hummingbird e Pigeon

Foram lançadas quatro principais atualizações de algoritmo do Google, chamados (em ordem cronológica) Panda, Penguin, Hummingbird e Pigeon.

Panda: conteúdo spam, sites só com anúncios, fazendas de conteúdo, conteúdo pobre, conteúdo duplicado

Penguin: uso excessivo de palavras-chave, otimização excessiva das páginas, links de baixa qualidade

Novo algoritmo Hummingbird: melhorar os resultados de busca para “intenção de palavra-chave”. Isto é, qual o resultado que o Google pode mostrar que vai responder melhor a dúvida do usuário, que está refletida na palavra-chave?

Pigeon: modificou os resultados por buscas locais e a forma como os algoritmos interpretam a localização.

Panda e Penguin: boas práticas!

  • Fortalecer os conteúdos antigos do seu site e continuar com o que é valioso
  • Adicionar conteúdos novos, originais e não duplicados ao seu site
  • Inserir novos conteúdos em cada página, nunca reutilizar conteúdo
  • Utilizar apenas dados e fatos com boa fonte de referência
  • Ter uma boa qualidade de escrita (boa gramática e fluidez)
  • Criar e atualizar links internos
  • Conquistar links externos de qualidade
  • Distribuir as palavras-chave de forma consistente no conteúdo de todas as páginas do site

Fazenda de conteúdo? Conteúdo pobre?

São sites que reúnem vários redatores só para produzir textos direcionados para palavras-chave. Isso gerar conteúdo pobre.

O que é conteúdo duplicado?

Quando o robô do Google encontrar uma página, ele rastreia todo seu index para ver se existe outra página com o mesmo conteúdo. Em seguida, ele descarta sites de baixa qualidade, com a ajuda do Panda e Penguin. Depois, as boas páginas que restaram são avaliadas e listadas nos resultados de busca de acordo com os fatores de rankeamento.

Palavras-chave

Nas diretrizes, o Google fala “Crie páginas principalmente para os usuários e não para os mecanismos de pesquisa.”

Essa frase guia toda a estrtégia de SEO, uma vez que o primeiro passo é entender o comportamento de busca do usuário.

As pessoas usam as ferramentas de busca para encontrar uma resposta, solução ou informação.

O desejo de encontrar algo na internet é transmitido para o Google por meio de uma palavra-chave.

O Google recebe o termo, o robô navega pelo índice do Google para encontrar os resultados relacioandos a palavra-chave e a intenção de busca do usuário, os algoritmos são aplicados para filtrar e rankear os melhores resultados, de acordo com os fatores de rankeamento.

Geralmente, os resultados mais clicados são aqueles que aparecem nos três primeiros lugares.

Se o usuário não encontra o conteúdo desejado, ele tende a voltar para a página de resultados.

Comportamento de busca

Os usuários passam por vários estágios de busca. Basicamente, o comportamento de busca do usuário até ele encontrar o resultado que deseja é:

CONHECIMENTO > CONSIDERAÇÃO > COMPRAR

Em cada etapa, o uso das palavras-chave muda.

Tipos de palavras-chave

Classificamos as palavras-chave em três tipos: pesquisas de navegação, pesquisas de informação e pesquisas com objetivo.

SEO On Page

On Page é a otimização de elementos dentro de um site a fim de fazer com que ele posicione bem nos motores de busca.

As técnicas são aplicadas no conteúdo e no código do site.

Além de facilitar a navegação dos robôs na página, o On Page ajuda os usuários a encontrarem as informações que eles buscaram.

O objetivo do On Page é:

  • Ajudar os robôs e usuários a entenderem o conteúdo de um site;
  • Mostrar para os robôs e usuários o valor do conteúdo apresentado;
  • Certificar que o site é útil e relevante para as palavras-chave

Os robôs estão mais inteligentes. Eles conseguem entender o conteúdo de uma página por meio de sinônimos e do contexto que as palavras-chave estão inseridas.

Então, se uma pessoa pesquisa por cerca ouriço, o robô entenderá que ela se refere a cerca Concertina. Se o seu conteúdo só usa termos ‘cerca ouriço’, o Google saberá que o seu site fala de cerca Concertina.

Hoje, não é necessário mais repetir as palavras-chave ao longo do conteúdo. A preocupação maior do SEO, desde as últimas atualizações nos algoritmos, é a qualidade do conteúdo. A relevância do seu site para a pesquisa dos usuários.

Conteúdo e Palavra-chave

Conteúdo relevante: Conteúdo raso é um alvo do Google Panda. Para um site ficar bem posicionado, ele precisa apresentar conteúdo relevante.

Conteúdo amigável: O conteúdo é legível? É fácil de navegar no site? Tem muitos anúncios?

Conteúdo único: O conteúdo foi copiado de outro documento da internet? Site com páginas duplicadas não apresentam boas pontuações perante o Google.

Autoridade e credibilidade: O conteúdo do site é confiável? Existem provas sociais, como redes sociais e depoimentos?

Intenção de busca: O conteúdo trabalha apenas palavras-chave genéricas? O conteúdo fala sobre as principais dúvidas dos usuários?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *