Ter um site corporativo é uma das melhores alternativas para divulgar uma empresa hoje em dia. Mas, para saber se ele tem cumprido o seu papel de acordo com o esperado, existem as chamadas métricas.

Métricas nada mais são do que sistemas de mensuração que avaliam o desempenho de uma determinada ação de marketing. Uma ferramenta muito eficiente é o Google Analytics, um sistema totalmente gratuito que serve para monitorar o tráfego de um site, blog ou loja online. Para os empresários, ele é essencial, porque permite que se analise o comportamento das pessoas que acessam uma página e, a partir disso, se elas estão respondendo às campanhas de marketing como esperado.

Uma das métricas que pode ser monitorada pelo Google Analytics são as metas, que podem ser de 4 tipos:

  • Duração média da sessão: a meta é que o usuário gaste um tempo X navegando pelo site;
  • Páginas por sessão: diz respeito à quantidade de páginas ou de “telas” o usuário visualiza quando acessa o site;
  • Evento: é a meta que indica uma ação do usuário, como por exemplo, a reprodução de um vídeo que está no site ou o clique em um anúncio;
  • Destino: quando o usuário carrega um local específico dentro do site.

Outra métrica importante é a chamada taxa de rejeição. Ela mede a porcentagem de sessões ou acessos em que o internauta saiu do site logo a partir da página de entrada, ou seja, não interagiu. Ela pode indicar, por exemplo, que faltam atrativos na homepage para que o usuário permaneça.

Para o Google Analytics, visitantes são os usuários exclusivos que acessam o site. Assim, se uma mesma pessoa acessar o site duas ou mais vezes no mesmo dia, o monitoramento será como um único visitante. Por isso, a ideia é atrair muitos visitantes diferentes e, é claro, fazer com que eles permaneçam no site pelo máximo de tempo possível e interajam.

A partir dos resultados das métricas, o empresário pode decidir o que precisa ser modificado no site, pois vai conseguir visualizar qual é o tipo de apelo que está faltando para conseguir melhores resultados.

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