Se você tem um negócio – seja ele físico ou online, de produtos ou serviços – e tem ouvido falar bastante sobre links patrocinados para pequenas empresas, veio parar no lugar certo!

Hoje preparamos um super manual que mostrará a você tudo sobre Google Adwords e Facebook Ads para pequenas empresas.

Você descobrirá o que são essas plataformas, quanto custa anunciar por lá e de quais maneiras é possível fazer isso.

Está curioso? Então, sem mais enrolações, continue com a equipe da Tihee para descobrir tudo sobre links patrocinados para pequenas empresas!

O que são links patrocinados?

Links patrocinados são uma das mais famosas modalidades de anúncio na internet. Seja através do Google ou Facebook, esses links servem para atrair mais público qualificado para o seu negócio – e nós já explicaremos de quais maneiras isso é feito!

Conheça agora um pouco mais sobre o Google Adwords e o Facebook Ads, duas das plataformas mais utilizadas pelas pequenas empresas para anunciar na internet:

O que é o Google Adwords?

O Google Adwords nada mais é que a plataforma por onde lojistas e outros anunciantes conseguem “vender o seu peixe” utilizando a base de usuários do Google.

Ainda está um pouco confuso? A gente explica!

Imagine que você tem uma loja de tênis de corrida, por exemplo. Seja ela física ou online (ecommerce), o Google Adwords oferece maneiras interessantes para que você venda mais.

Ao acessar a plataforma de anúncios do Google Adwords, é possível participar de um leilão de palavras-chave e, a partir daí, concorrer para anunciar com aquelas palavras que mais interessam ao seu negócio.

Quando falamos de Google Adwords para pequenas empresas, pode ser que exista alguma confusão na cabeça dos empreendedores que, muitas vezes, não entendem a questão do leilão de palavras… Mas é bastante simples.

Alguns termos como “tênis para corrida em promoção” ou “tênis da nike para correr”, por exemplo, podem ser extremamente úteis para aumentar o seu faturamento.

Afinal de contas, quem os pesquisa já está em um estágio avançado de compra, apenas esperando encontrar uma boa oferta.

Observação importante: quando falamos em leilão, pode ser que você tenha uma ideia errada sobre isso. Na verdade, diferentemente do que acontece em um leilão tradicional, é completamente possível utilizar as mesmas palavras-chave que já estão sendo usadas pelos concorrentes…

Mas não pense que é só pagar mais e estará nas primeiras posições. O Google Adwords é complexo e deve ser bem estudado antes de ser colocado em prática.

Vantagens do Google Adwords para pequenas empresas

Imagine que, uma vez tendo montado a sua loja de tênis para maratonistas, você tenha a ideia de imprimir 2 mil cópias de panfletos para divulgar alguns produtos que considera ser os prediletos do público.

Pois bem… Depois de fazer a impressão do material publicitário, como você procede?

Esta é uma resposta óbvia: é necessário sair entregando panfletos, colando-os em postes etc.

O grande problema é que, agindo dessa forma, não são só os esportistas que receberão sua oferta… Imagine o número de pessoas que, ao receberem aquele panfleto, o descartarão em menos de 10 segundos?

Isso acontece porque você atingiu um número enorme de pessoas que simplesmente não estão interessadas em sua oferta.

Sendo assim, podemos afirmar que é o desperdício (de tempo e dinheiro) que torna o marketing offline tão custoso às pequenas empresas.

Além disso, como você saberá se valeu a pena ter apostado naquela estratégia de panfletagem?

Quando um cliente – que recebeu o panfleto e se interessou pelo produto – entra em sua loja, ele não avisará que viu a oferta no panfleto, deixando você completamente no escuro sobre qual foi o ROI (retorno sobre o investimento) daquele investimento.

Mas e se, em um mundo ideal, conseguíssemos atingir somente os esportistas interessados em tênis de corrida e, além disso, ainda pudéssemos ter total controle sobre gastos e retorno de cada campanha?

Bem, com o marketing digital isso é completamente possível!

Segmentação

Diferentemente do que acontece quando você anuncia na televisão, rádio ou mesmo com panfletagem, o Google Adwords permite que você segmente o seu público.

Isso quer dizer que, se a pessoa não estiver interessada em comprar o seu tênis para maratonistas, por exemplo, nem visualizará o anúncio… É assim que você atrai tráfego qualificado (e comprador) para o seu site.

Baixo Custo

Não sabemos se você já sabe disso, mas no Google Adwords para pequenas empresas você só paga quando um usuário clica em seu link patrocinado.

É o famoso CPC (Custo por Clique).

Como os cliques geralmente custam centavos, fica muito barato começar a anunciar na plataforma. Clicou, pagou. Se o usuário apenas visualizar, nada é cobrado.

Incrível, não?

Acompanhamento de Métricas

Como dissemos, acompanhar as métricas de campanhas publicitárias offline nem sempre é uma coisa simples de ser feita.

Já na internet, existem ferramentas que nos ajudam a metrificar e entender completamente quais foram os retornos que cada campanha trouxe para o seu negócio.

No caso do Google Adwords, por exemplo, existe o Google Analytics, que rastreia todo o tráfego e conversões provenientes das suas campanhas de links patrocinados.

Sendo assim, ao final de todo o processo, você consegue ter a certeza sobre o que está funcionando ou não, podendo aumentar o investimento em algumas ações e finalizar outras.

Case de sucesso com o Google Adwords

A empolgação dos empreendedores com o Google Adwords para pequenas empresas não acontece à toa.

O representante do Centro de Estudos RV, um de nossos clientes, diz:

“De pequenos, nos tornamos grandes! E o ponto de partida foi a Tihee, que fez com que conquistássemos muitos alunos. De cinco, passamos para sessenta alunos por dia. Ou seja, multiplicamos nosso volume de negócios por 12”.

Incrível, não? Esse é o tamanho do impacto que plataformas de marketing digital podem trazer para o seu negócio.

O que é o Facebook Ads?

Agora que já falamos um pouco sobre a plataforma de anúncios do Google, fica bastante tranquilo tratar de Facebook Ads para pequenas empresas.

Basicamente é a mesma lógica.

No Facebook Ads, plataforma onde lojistas e outros anunciantes conseguem inserir anúncios na rede social, também é possível segmentar o público, baixar o custo das campanhas e ter acesso a todas as métricas.

Assim como no Google Adwords, o Facebook Ads também oferece a lógica CPC – Custo por Clique, na qual o cliente só paga quando um usuário clica em seu link.

As diferenças entre Facebook Ads e Google Adwords para pequenas empresas mora nos detalhes.

Na verdade, tudo é uma questão de tentativa e erro: para alguns negócios, Facebook Ads vende muito e Google Adwords demonstra pouca eficácia. Para outros, ocorre o contrário.

De forma geral, o Facebook Ads costuma oferecer campanhas mais baratas. Por outro lado, o Google Adwords pode ser mais objetivo e certeiro.

Como dissemos, é preciso analisar o negócio antes de afirmar qual é ou não a melhor opção para você.

Vantagens Facebook Ads

O Facebook Ads, ferramenta indispensável para pequenos negócios que se pretendem prósperos e sustentáveis, possui vantagens, como já dissemos, muito parecidas com as do Google Adwords.

Através dessa plataforma é possível impactar usuários segmentados que, a longo prazo, constituirão um verdadeiro ativo: a fanpage da sua empresa!

Lembre-se: um fã só precisa ser conquistado uma vez… Depois disso ele continua lá, fazendo com que o escopo de seguidores da sua marca só cresça.

Uma de nossas clientes, maquiadora profissional, por exemplo, conquistou 20 mil fãs no Facebook com um orçamento de R$ 1.650,00. Isso em 4 meses!

5 Dicas para as pequenas empresas encontrarem a agência de marketing digital ideal

Com tanto a ser feito, muitas vezes os pequenos e médios empreendedores não possuem tempo para estudar e aprimorarem seus conhecimentos em marketing digital.

Sendo assim, aparece a clara necessidade de contratação de uma agência de marketing digital que, com o auxílio de especialistas em cada plataforma, comandará suas campanhas online.

Mas como escolher uma agência de marketing digital? Bem, siga esses passos aqui:

#1 Equipe transparente e com bons profissionais

Transparência no marketing é tudo.

Quando uma agência passa a trabalhar junto com um pequeno ou médio negócio, ela não está apenas prestando um serviço, está sendo uma parceira.

A partir dali é seu dever fazer com que aquele empreendimento cresça e passe a faturar mais.

Portanto, a agência de marketing digital ideal para você precisa, como característica fundamental, contar com profissionais transparentes e que saibam o que estão fazendo.

#2 Reuniões mensais e contato com a responsável/equipe de vendas

As reuniões mensais fazem parte de um outro ponto bastante interessante na hora de refletirmos sobre como escolher uma agência de marketing digital.

Ao trabalhar com a Tihee, por exemplo, você terá um canal direto de comunicação conosco – seja para tirar alguma dúvida ou para mudar a direção de alguma campanha.

Acreditamos que reuniões mensais e proximidade entre nossos profissionais e sua equipe de vendas sejam posturas essenciais para o aumento das vendas.

#3 Relatório periódicos e planejamentos mensais

Na hora de perguntar-se sobre o que levar em conta para contratar uma boa agência de marketing digital, questione se ela entrega a você planejamentos mensais e relatórios periódicos.

Só assim se pode ter certeza de que as campanhas estão sendo feitas de maneira efetiva, séria e, principalmente, lucrativa.

#4 Compromisso com os prazos

O compromisso com prazos é fundamental para que a parceria empreendimento/agência funcione sem maiores problemas.

Se uma agência de marketing digital começa a atrasar seus prazos ou procrastinar de alguma maneira, talvez seja o momento de procurar outras opções no mercado.

#5 Resultados satisfatórios

E, por último, os resultados. Nenhum negócio – seja ele pequeno, médio ou grande – sobrevive sem resultados.

Marketing é sinônimo de retorno. Se você investe R$1, precisa receber, no mínimo, um valor mais alto que este em retorno. Senão, não faz sentido.

Faça parceria com uma agência comprometida com os resultados de seus clientes e você verá a magia acontecer.

Como a pequena empresa pode acompanhar os trabalhos e resultados dos links patrocinados?

Depois que uma pequena empresa investe em links patrocinados para o seu negócio, é óbvio que não pode ficar no escuro… É preciso que a agência contratada encontre recursos para transmitir quais estão sendo os resultados do trabalho.

Aqui na Tihee, fazemos esse acompanhamento por meio de relatórios mensais que são apresentados a todos os nossos clientes.

Além disso, também medimos as variações do volume de clientes e traçamos todo um acompanhamento interno juntamente à sua equipe de vendas.

Aliás, esta é uma questão importante: depois de contratar uma agência de marketing digital, é fundamental que seus profissionais de vendas estejam em contato constante com a equipe de marketing.

O que uma pequena empresa precisa para fazer links patrocinados?

Para finalizar, vamos tratar da questão que talvez mais aflija os pequenos e médios empreendedores em relação ao marketing digital:

Afinal, o que eu preciso ter para começar a investir em links patrocinados?

Você precisa de 3 coisas: um site, uma agência parceira e um orçamento reservado para o investimento nessas mídias.

No caso do site, ele serve para que os usuários do Google e Facebook sejam redirecionados toda vez que clicarem em um de seus links patrocinados.

Já em relação ao orçamento, é necessário ter essa verba separada para lidar com os canais digitais. Como já dissemos, este não é um investimento caro… Se você já lida com os custos do marketing offline, pode até se surpreender bastante.

E, por último, a agência parceira é quem ficará responsável por, através de seus especialistas, investir cada centavo da melhor maneira possível, otimizando as campanhas e economizando seu dinheiro e tempo.

Ficou curioso e quer começar ainda esta semana com campanhas no Google AdWords? Então entre em contato com a Tihee e solicite já o seu orçamento!

Caso tenha restado alguma dúvida sobre o conteúdo que acabou de ler, deixe um comentário abaixo.

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