O marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias para se levar informações de interesse do consumidor sem obrigatoriamente tratar do produto comercializado. As temáticas podem ser abordadas de formas bastante diferentes como artigos, e-book, infográficos e vídeos, por exemplo.

Esse material não precisa falar das mercadorias, mas sim de assuntos relacionados aos serviços ou itens oferecidos pela companhia. Resumindo, marketing de conteúdo trata do desenvolvimento e propagação de assuntos valiosos para atrair clientes em potencial. O objetivo dessa ferramenta é que o público-alvo realize alguma ação e busque conhecer a marca. Com isso, amplia-se a possibilidade de novas transações comerciais serem efetuadas.

A ferramenta de divulgação é particularmente útil para pequenas empresas por demandar investimentos baixos e trazerem alto retorno em vendas. Quando bem executado, o marketing de conteúdo incentiva as pessoas a acessarem o site da firma.

Desse modo, ele é capaz de aumentar o número de visitantes na página de maneira significativa. E todo o bom empreendedor entende a relevância que uma forte presença online tem hoje para o sucesso de qualquer negócio.

Sendo assim, vale a pena investir em um serviço de marketing de conteúdo para melhorar o alcance de suas publicações na web. Para saber mais detalhes como implementar o marketing de conteúdos em pequenas empresas, confira as recomendações a seguir.

O marketing de conteúdo para pequenas empresas ajuda:

  • A estabelecer e manter uma identidade de marca bem-sucedida, facilitando assim a conexão com o público;
  • a ganhar vantagem competitiva sobre concorrentes que não usam marketing de conteúdo;
  • a criar um relacionamento confiável e de longo prazo com clientes e interessados;
  • a posicionar sua empresa como especialista/referência no mercado;
  • a gerar mais tráfego para o site e, assim, aumentar a visibilidade dos produtos/serviços sem um investimento muito grande;
  • a converter visitantes em interessados, aumentando assim as oportunidades de negócio.

Dica de marketing de conteúdo para pequenas empresas

Organize um cronograma

Esse passo é fundamental para uma campanha de marketing adequada. Informe o responsável pelo marketing digital sobre as datas importantes do ramo, como exposições, feiras, congressos, entre outros. Com esse calendário em mente, fica mais fácil planejar conteúdos relevantes.

Mantenha-se atualizado

O marketing de conteúdo depende do aproveitamento de tópicos atuais para ser pertinente. Por isso, saiba quais são as notícias de destaque no momento e esteja atento às mudanças das redes sociais. Tendo em vista que a mídia digital se renova constantemente, você deve acompanhar as tendências e usar os recursos a favor da sua entidade.

Faça pesquisas

Pesquisas são uma ótima medida para se conhecer melhor público e os seus gostos. Como resultado, será possível produzir um conteúdo que agrade uma quantidade maior de pessoas.

De acordo com a Hubspot, apenas 37% das empresas afirmam ter uma estratégia de marketing de conteúdo em vigor. O que significa que, ao criar e executar uma estratégia de marketing de conteúdo, você pode potencialmente ganhar uma vantagem definitiva sobre sua concorrência.

Sendo proprietário de uma empresa, você deve saber que as pessoas se sentem à vontade para comprar produtos e serviços de marcas nas quais confiam. Seu conteúdo se torna uma ponte entre sua marca e seu público. Veja abaixo:

Como é possível perceber, essas sugestões podem ser aplicadas em pequenas empresas sem comprometer o orçamento. Bons negócios!

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