É bem provável que em algum momento de seu dia, enquanto acessa as redes sociais, você se depare, muitas vezes sem se dar conta, com algum Hoax em sua timeline.

Cada dia mais populares, desde os populares boatos que dizem que se você não copiar e colar determinado texto em um post em seu perfil no Facebook, você terá que pagar para usá-lo, até as falsas notícias envolvendo celebridades, empresas ou o sorteio de um iPhone, as chamadas Fake News se disseminam de maneira frenética, tornando-se virais em poucos instantes.

Como lidar com este fenômeno, denominado Hoax e/ou Fake News? E não cair em armadilhas da internet, bem como combater notícias falsas envolvendo você e sua empresa nas redes sociais? A Tihee conta pra você, no post de hoje, confira!

Hoax e Fake News: fique sempre atento

Via de regra, uma notícia falsa está sempre apelando para comoção ou difamando pessoas e / ou empresas e marcas.

Por ser algo chamativo e com forte apelo emocional, muitas vezes envolvendo como mote da notícia, pessoas e empresas que lidam com a paixão e opinião das pessoas em geral, um Hoax (termo técnico utilizado para denominar farsas no âmbito digital e boatos na internet) costuma ser replicado de forma imediata pelos usuários da rede, sem que se quer, se verifique sua fonte e fidelidade aos fatos.

Além da veracidade questionável deste tipo de publicação, o problema pode ir ainda além. Em boa parte dos Hoaxes, eles são do tipo phishing, ou seja, agem como iscas. Assim que o usuário clica, pode ter dados bancários e pessoais, roubados por crackers e golpistas em geral.

Exatamente por isso, todo cuidado é pouco, quando se trata de Fake News e derivados. Para ficar atento, siga as seguintes dicas:

  • Sempre desconfie, ao menos num primeiro momento

Segure a curiosidade e controle seu impulso, antes de clicar ou compartilhar algo que tenha apelo sensacionalista;

  • Dê um “Google”

Jogue um trecho da notícia no Google e veja se a mesma notícia aparece em portais de credibilidade comprovada.

  • Atualize seu antivírus

Embora Fake News, em geral, sejam somente boatos, há chances do link ser um phishing, então, verifique sempre se seu antivírus está atualizado e faça escaneamentos em sua máquina ou smartphone.

Monitore o que falam sobre sua empresa

Acima, listamos algumas dicas para que você não caia nas Fake News, mas, e quando você é alvo e alguém está difamando sua empresa ou serviço, por exemplo?

Veja o que você pode fazer:

  • Monitore páginas do Facebook

Por meio de ferramentas digitais, procure acompanhar em tempo real, o que andam postando sobre sua empresa. Desta forma, é possível identificar rapidamente se há alguma inverdade envolvendo sua marca, e assim, evitar que ela se dissemine.

  • Use o Google Alerts

Monitore tudo o que for publicado na web, referente ao termo que você solicitar no Google Alerta.

  • Solicite que a Fake News seja retirada da internet

Use as redes sociais de sua empresa e faça uma postagem oficial, em negativa ao Hoax publicado. Depois, solicite via central de ajuda do site ou rede social que postou a notícia falsa, que ela seja retirada.

Você já caiu em alguma Fake News? Sua empresa já foi vítima de Hoax? Conte pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *