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Como divulgar minha empresa?

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Muitos são os donos de empresas acham que a divulgação do negócio é mais ou menos como a visita ao dentista: só precisa ser feita uma vez a cada 6 meses.

Mas esse com certeza é um grande engano. A divulgação é praticamente uma palavra-chave para o sucesso de uma empresa, especialmente nos dias atuais, onde as estratégias de marketing digital auxiliam empresas de todos os portes e segmentos a irem mais além.

Com base nessa premissa, separamos neste artigo alguns tópicos fundamentais para lhe auxiliar neste assunto. Preparado(a)?

A importância da divulgação dos serviços e produtos da empresa

Gostaríamos de começar esse tópico com a seguinte questão: mesmo sendo líder de mercado no segmento de bebidas não alcoólicas, você sabe porque a Coca Cola se mantém no ranking das empresas que mais investem em divulgação?

A resposta é simples: para continuar sendo lembrada.

Uma empresa não divulgada é uma empresa que “não existe”. Basicamente, ela é uma empresa que desaparece do radar.

Para que a empresa realmente veja o aumento das vendas, é fundamental que ela realize, constantemente, a divulgação de seus produtos, serviço e marca.

O trabalho de divulgação é o que faz com que as marcas se mantenham na cabeça do consumidor. Sendo assim, quando ele precisa comprar um produto ou serviço que a sua marca oferece, ele só irá se recordar dela caso o trabalho de divulgação nos últimos tempos tenha sido realmente esforçado.

Sendo assim, a divulgação busca fazer com que o seu público alvo reconheça a marca – o que também irá torná-la uma referência em seu segmento.

Essa divulgação se torna ainda mais importante quando diz respeito aos produtos e serviços da marca. Isso porque você pode ter um público alvo de enorme potencial – mas que desconhece as soluções oferecidas pela empresa.

E na hora de divulgar, você sabe o que deve – ou não – ser feito? A seguir, confira o que você não deve fazer no momento de divulgação de sua marca.

O que NÃO fazer na hora de divulgar sua empresa

Infelizmente, muitos são os empreendedores que ainda veem as estratégias de divulgação, marketing e publicidade de uma forma amadora. E os resultados disso você já deve imaginar: queda nas vendas e até mesmo perda de clientes para a concorrência.

A divulgação, quando feita de modo errôneo, pode ocasionar perda de dinheiro e, especialmente, de tempo. Por isso, é preciso saber como fazê-la.

A seguir, confira quais são os 5 maiores erros cometidos pelas empresas na divulgação de seus produtos e serviços.

#1 Criação de campanhas digitais … sem que haja um site para conversão final

Toda e qualquer campanha de marketing digital deve levar o consumidor para o site da empresa. Isso porque é lá que o lead (ou seja, o indivíduo que demonstrou interesse na campanha) irá se transformar em um verdadeiro cliente.

Leia também:  Como divulgar um site na internet?

O site é, basicamente, o local onde o indivíduo poderá realizar a compra e conhecer mais sobre os demais produtos e serviços oferecidos pelo seu negócio. Por isso, ele é a base para qualquer estratégia de divulgação na internet.

#2 Abandonar as redes sociais da empresa

Grande erro. Nos dias de hoje, mais de 40% dos consumidores tiram dúvidas referentes aos produtos e serviços das empresas da forma como eles julgam mais fácil. Se eles podem enviar uma simples mensagem para a página do Facebook do seu negócio, porque é que eles perderiam tempo enviando um e-mail?

Pois é. Diante dessa premissa, simplesmente abandonar o perfil da empresa nas redes sociais pode ser um grande erro.

Imagine você entrando na página depois de meses em que ela está abandonada: pense em quantas seriam as dúvidas, quantos comentários não respondidos e quantas reclamações viriam dos indivíduos que foram considerados ‘ignorados’ pela sua marca?

É possível, inclusive, que a página tenha sido vítima de um verdadeiro ataque de consumidores sem que você perceba. Por isso, a dica é: jamais as abandone.

#3 Produzir conteúdo “raso” ou extremamente opinativo

A produção de conteúdo é praticamente uma palavra-chave para os que querem atingir sucesso na divulgação de suas marcas.

Mas é preciso ter a consciência de que os indivíduos só se interessam por conteúdo de qualidade, interativo, diversificado e interessante. Se você postar apenas informações rasas, ou melhor, aquelas que eles encontram em qualquer outro lugar com extrema facilidade, as chances de que você simplesmente seja ignorado são gigantescas.

E o mesmo pode ser dito para conteúdos opinativos. Basicamente, todos têm a sua opinião própria e tentar manipulá-la é um grande erro. Por isso, evite expressar qualquer opinião ou ideia pessoal em nome de sua empresa.

#4 Divulgar apenas para os ‘amigos mais próximos’

Infelizmente, alguns empreendedores não tem a consciência do quão longe podem chegar se apostarem nas estratégias certas de divulgação.

Alguns deles, inclusive, acham que convidar os seus amigos pessoais para curtir a página da empresa será o suficiente para uma boa divulgação.

É claro que os amigos poderão curtir a página. Mas na realidade, a grande maioria deles nem se quer deve compor o público alvo do seu negócio. Sendo assim, você pode ter milhares e milhares de seguidores, mas as suas vendas continuarão paradas.

Aquele velho ditado com certeza serve aqui: quantidade não é qualidade. Você vai precisar de seguidores que realmente se interessem pelo que você oferece para que a divulgação reflita em crescimento para a sua marca e aumento para as vendas.

#5 Encher o site/blog de palavras-chave para aparecer no Google

Vamos imaginar que você tenha um petshop no Rio de Janeiro e queira divulgar, o máximo, o serviço de escovação de animais.

Leia também:  Simples estratégias para aumentar o tráfego do site de sua empresa

Você pode até encher o site ou o blog com palavras-chave como: “escovação de animais”, “petshop para escovação de animais”, “escovação de animais no Rio de Janeiro”, “escovação de animais RJ” e outras neste sentido. Isso pode até fazer com que você apareça nos resultados de busca, mas, se o texto ou a descrição estiver com baixa qualidade (justamente pela inclusão exagerada dessas palavras-chave), o usuário com certeza preferirá finalizar a aquisição do serviço ou produto no site dos concorrentes.


Como divulgar a minha empresa e conquistar mais clientes?

E agora que você já sabe a importância da divulgação e quais são os principais erros cometidos envolvendo tais estratégias, certamente está se perguntando: mas afinal, como devo divulgar a minha empresa de forma correta para conquistar mais clientes?

A seguir, confira quais são as melhores e mais recomendadas formas de divulgação.

  • Participe de feiras e conferências

Feiras de negócios e conferências são ótimas oportunidades para expor a sua marca e os produtos/serviços oferecidos por ela.

A estratégia auxilia na demonstração e apresentação de serviços ou produtos – principalmente os novos, ou seja, aqueles que a sua clientela ainda desconhece.

Durante os dias de evento, as chances de fechar negócio são ainda maiores. Isso porque o público que participa é, geralmente, um público que irá comprar aquele produto ou serviço de qualquer jeito – só está buscando as melhores condições.

Além disso, é também dessa forma que você também se coloca à disposição para tirar as dúvidas de seus clientes.

O site é, como já falamos lá em cima, a base para qualquer estratégia de divulgação digital.

Não importa se você tem redes sociais, blog ou uma clientela bem assídua na região onde o seu empreendimento está instalado. Se você quiser resultados realmente surpreendentes de conversão, precisará de um site.

Há quem diga que o site, inclusive, funciona como o cartão de visitas e catálogo da empresa ao mesmo tempo. Você não vai deixar de apostar no mesmo, certo?

O Google é o maior motor de busca de todo o mundo, sendo ele responsável por mais de 90% das pesquisas realizadas na internet.

Sendo assim, você com certeza também vai querer marcar a sua presença nele, não é mesmo?

Ao criar anúncios no Google você pode aparecer com patrocínio nos três primeiros resultados da busca ou pode aparecer em sites,
blogs e páginas no geral com conteúdo similar ao seu.

Esse segundo tipo de anúncio é o mais recomendado. Sendo assim, vamos supor que você tem uma academia e está querendo divulgá-la no Google.

Ao criar o anúncio, o Google irá distribui-lo para sites que se preocupem com a mesma temática do seu negócio. No caso da academia, o anúncio irá aparecer em sites de alimentação saudável, sites de suplementação, blogs informativos sobre emagrecimento e hipertrofia muscular e demais sites/blogs e páginas da internet relacionadas à temática de saúde e cuidado com o corpo.

Criar uma página no Facebook também é uma base para a divulgação do negócio na internet.

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Veja por você mesmo (como consumidor). Quando bate a fome e você não sabe de cor o número do telefone daquela pizzaria perto de casa, o que você faz? Procura em uma lista telefônica ou no Facebook, que inclusive, já está aberto em seu celular?

Com certeza, no Facebook.

E além de disponibilizar as suas informações de contato (como endereço e telefone, por exemplo) o Facebook também é capaz de dizer muito sobre a sua empresa para aqueles que ainda não a conhecem.

Voltando para o exemplo da pizzaria. Vamos imaginar que você ainda não a conhece, mas, sabe que ela tem o preço bom e está localizada perto da sua residência. O que você faz? Pergunta para cada um de seus amigos se eles a conhecem, ou simplesmente vê as avaliações desta pizzaria na página do Facebook?

Pois é. Já são muitas as razões para criar uma página no Facebook para a sua empresa, não é mesmo?

  • Anuncie no Facebook

E não basta “só” criar a página no Facebook. Você também deve anunciar na mesma para que os resultados com a divulgação sejam realmente eficientes.

Os anúncios no Facebook são bem segmentados. É possível escolher a faixa etária, a região geográfica e até mesmo gostos particulares do público que irá vê-lo em seu feed.

  • Envie e-mails sobre seus produtos e serviços para os seus contatos

Você também pode enviar e-mails para os seus clientes em potencial toda vez que algo novo surgir. O lançamento de novos produtos e serviços, uma promoção ou condição especial, mudança de endereço físico e descontos são alguns exemplos de informações que
podem ser dadas via e-mail.

Quais são os benefícios em divulgar minha empresa na internet?

Entre os benefícios de divulgar a sua marca na internet podemos destacar:

  • Customização da informação: de modo que ela chegue com precisão ao seu público alvo;
  •  Interatividade com os usuários: e em tempo real. Ela é permitida tanto nas redes sociais como em blogs e sites;
  • Maior custo x benefício: o investimento, apesar de mais baixo, irá surtir ótimos resultados na conversão em vendas;
  • Queda das ‘barreiras’ geográficas;
  • Facilidade na mensuração das campanhas, ações e estratégias que realmente deram certo.

E agora que você já sabe a importância, como e quais são os benefícios na divulgação da sua empresa, o que ainda está esperando para começar?

Letícia Fontes foi uma das primeiras profissionais do mercado de Minas Gerais a se especializar em Link Building, é como um trabalho de relações públicas online. Já atuou com grandes clientes em projetos direcionados à Otimização de Sites (SEO) e Links Patrocinados. É formada em Produção Multimídia e especialista em Gestão Empreendedora de Marketing Digital.

Quero tráfego de qualidade!

Seus potenciais clientes estão constantemente na internet buscando por soluções. Certamente alguns deles (ou muitos) acabam nos sites de seus concorrentes, ao invés do seu.

A Tihee é a agência de marketing digital que fará seu negócio ser encontrado, pois já conhece bem o caminho a ser percorrido.

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