Muitos são os donos de empresas acham que a divulgação do negócio é mais ou menos como a visita ao dentista: só precisa ser feita uma vez a cada 6 meses.

Mas esse com certeza é um grande engano. A divulgação é praticamente uma palavra-chave para o sucesso de uma empresa, especialmente nos dias atuais, onde as estratégias de marketing digital auxiliam empresas de todos os portes e segmentos a irem mais além.

Com base nessa premissa, separamos neste artigo alguns tópicos fundamentais para lhe auxiliar neste assunto. Preparado(a)?

A importância da divulgação dos serviços e produtos da empresa

Gostaríamos de começar esse tópico com a seguinte questão: mesmo sendo líder de mercado no segmento de bebidas não alcoólicas, você sabe porque a Coca Cola se mantém no ranking das empresas que mais investem em divulgação?

A resposta é simples: para continuar sendo lembrada.

Uma empresa não divulgada é uma empresa que “não existe”. Basicamente, ela é uma empresa que desaparece do radar.

Para que a empresa realmente veja o aumento das vendas, é fundamental que ela realize, constantemente, a divulgação de seus produtos, serviço e marca.

O trabalho de divulgação é o que faz com que as marcas se mantenham na cabeça do consumidor. Sendo assim, quando ele precisa comprar um produto ou serviço que a sua marca oferece, ele só irá se recordar dela caso o trabalho de divulgação nos últimos tempos tenha sido realmente esforçado.

Sendo assim, a divulgação busca fazer com que o seu público alvo reconheça a marca – o que também irá torná-la uma referência em seu segmento.

Essa divulgação se torna ainda mais importante quando diz respeito aos produtos e serviços da marca. Isso porque você pode ter um público alvo de enorme potencial – mas que desconhece as soluções oferecidas pela empresa.

E na hora de divulgar, você sabe o que deve – ou não – ser feito? A seguir, confira o que você não deve fazer no momento de divulgação de sua marca.

O que NÃO fazer na hora de divulgar sua empresa

Infelizmente, muitos são os empreendedores que ainda veem as estratégias de divulgação, marketing e publicidade de uma forma amadora. E os resultados disso você já deve imaginar: queda nas vendas e até mesmo perda de clientes para a concorrência.

A divulgação, quando feita de modo errôneo, pode ocasionar perda de dinheiro e, especialmente, de tempo. Por isso, é preciso saber como fazê-la.

A seguir, confira quais são os 5 maiores erros cometidos pelas empresas na divulgação de seus produtos e serviços.

#1 Criação de campanhas digitais … sem que haja um site para conversão final

Toda e qualquer campanha de marketing digital deve levar o consumidor para o site da empresa. Isso porque é lá que o lead (ou seja, o indivíduo que demonstrou interesse na campanha) irá se transformar em um verdadeiro cliente.

O site é, basicamente, o local onde o indivíduo poderá realizar a compra e conhecer mais sobre os demais produtos e serviços oferecidos pelo seu negócio. Por isso, ele é a base para qualquer estratégia de divulgação na internet.

#2 Abandonar as redes sociais da empresa

Grande erro. Nos dias de hoje, mais de 40% dos consumidores tiram dúvidas referentes aos produtos e serviços das empresas da forma como eles julgam mais fácil. Se eles podem enviar uma simples mensagem para a página do Facebook do seu negócio, porque é que eles perderiam tempo enviando um e-mail?

Pois é. Diante dessa premissa, simplesmente abandonar o perfil da empresa nas redes sociais pode ser um grande erro.

Imagine você entrando na página depois de meses em que ela está abandonada: pense em quantas seriam as dúvidas, quantos comentários não respondidos e quantas reclamações viriam dos indivíduos que foram considerados ‘ignorados’ pela sua marca?

É possível, inclusive, que a página tenha sido vítima de um verdadeiro ataque de consumidores sem que você perceba. Por isso, a dica é: jamais as abandone.

#3 Produzir conteúdo “raso” ou extremamente opinativo

A produção de conteúdo é praticamente uma palavra-chave para os que querem atingir sucesso na divulgação de suas marcas.

Mas é preciso ter a consciência de que os indivíduos só se interessam por conteúdo de qualidade, interativo, diversificado e interessante. Se você postar apenas informações rasas, ou melhor, aquelas que eles encontram em qualquer outro lugar com extrema facilidade, as chances de que você simplesmente seja ignorado são gigantescas.

E o mesmo pode ser dito para conteúdos opinativos. Basicamente, todos têm a sua opinião própria e tentar manipulá-la é um grande erro. Por isso, evite expressar qualquer opinião ou ideia pessoal em nome de sua empresa.

#4 Divulgar apenas para os ‘amigos mais próximos’

Infelizmente, alguns empreendedores não tem a consciência do quão longe podem chegar se apostarem nas estratégias certas de divulgação.

Alguns deles, inclusive, acham que convidar os seus amigos pessoais para curtir a página da empresa será o suficiente para uma boa divulgação.

É claro que os amigos poderão curtir a página. Mas na realidade, a grande maioria deles nem se quer deve compor o público alvo do seu negócio. Sendo assim, você pode ter milhares e milhares de seguidores, mas as suas vendas continuarão paradas.

Aquele velho ditado com certeza serve aqui: quantidade não é qualidade. Você vai precisar de seguidores que realmente se interessem pelo que você oferece para que a divulgação reflita em crescimento para a sua marca e aumento para as vendas.

#5 Encher o site/blog de palavras-chave para aparecer no Google

Vamos imaginar que você tenha um petshop no Rio de Janeiro e queira divulgar, o máximo, o serviço de escovação de animais.

Você pode até encher o site ou o blog com palavras-chave como: “escovação de animais”, “petshop para escovação de animais”, “escovação de animais no Rio de Janeiro”, “escovação de animais RJ” e outras neste sentido. Isso pode até fazer com que você apareça nos resultados de busca, mas, se o texto ou a descrição estiver com baixa qualidade (justamente pela inclusão exagerada dessas palavras-chave), o usuário com certeza preferirá finalizar a aquisição do serviço ou produto no site dos concorrentes.


Como divulgar a minha empresa e conquistar mais clientes?

E agora que você já sabe a importância da divulgação e quais são os principais erros cometidos envolvendo tais estratégias, certamente está se perguntando: mas afinal, como devo divulgar a minha empresa de forma correta para conquistar mais clientes?

A seguir, confira quais são as melhores e mais recomendadas formas de divulgação.

  • Participe de feiras e conferências

Feiras de negócios e conferências são ótimas oportunidades para expor a sua marca e os produtos/serviços oferecidos por ela.

A estratégia auxilia na demonstração e apresentação de serviços ou produtos – principalmente os novos, ou seja, aqueles que a sua clientela ainda desconhece.

Durante os dias de evento, as chances de fechar negócio são ainda maiores. Isso porque o público que participa é, geralmente, um público que irá comprar aquele produto ou serviço de qualquer jeito – só está buscando as melhores condições.

Além disso, é também dessa forma que você também se coloca à disposição para tirar as dúvidas de seus clientes.

O site é, como já falamos lá em cima, a base para qualquer estratégia de divulgação digital.

Não importa se você tem redes sociais, blog ou uma clientela bem assídua na região onde o seu empreendimento está instalado. Se você quiser resultados realmente surpreendentes de conversão, precisará de um site.

Há quem diga que o site, inclusive, funciona como o cartão de visitas e catálogo da empresa ao mesmo tempo. Você não vai deixar de apostar no mesmo, certo?

O Google é o maior motor de busca de todo o mundo, sendo ele responsável por mais de 90% das pesquisas realizadas na internet.

Sendo assim, você com certeza também vai querer marcar a sua presença nele, não é mesmo?

Ao criar anúncios no Google você pode aparecer com patrocínio nos três primeiros resultados da busca ou pode aparecer em sites,
blogs e páginas no geral com conteúdo similar ao seu.

Esse segundo tipo de anúncio é o mais recomendado. Sendo assim, vamos supor que você tem uma academia e está querendo divulgá-la no Google.

Ao criar o anúncio, o Google irá distribui-lo para sites que se preocupem com a mesma temática do seu negócio. No caso da academia, o anúncio irá aparecer em sites de alimentação saudável, sites de suplementação, blogs informativos sobre emagrecimento e hipertrofia muscular e demais sites/blogs e páginas da internet relacionadas à temática de saúde e cuidado com o corpo.

Criar uma página no Facebook também é uma base para a divulgação do negócio na internet.

Veja por você mesmo (como consumidor). Quando bate a fome e você não sabe de cor o número do telefone daquela pizzaria perto de casa, o que você faz? Procura em uma lista telefônica ou no Facebook, que inclusive, já está aberto em seu celular?

Com certeza, no Facebook.

E além de disponibilizar as suas informações de contato (como endereço e telefone, por exemplo) o Facebook também é capaz de dizer muito sobre a sua empresa para aqueles que ainda não a conhecem.

Voltando para o exemplo da pizzaria. Vamos imaginar que você ainda não a conhece, mas, sabe que ela tem o preço bom e está localizada perto da sua residência. O que você faz? Pergunta para cada um de seus amigos se eles a conhecem, ou simplesmente vê as avaliações desta pizzaria na página do Facebook?

Pois é. Já são muitas as razões para criar uma página no Facebook para a sua empresa, não é mesmo?

  • Anuncie no Facebook

E não basta “só” criar a página no Facebook. Você também deve anunciar na mesma para que os resultados com a divulgação sejam realmente eficientes.

Os anúncios no Facebook são bem segmentados. É possível escolher a faixa etária, a região geográfica e até mesmo gostos particulares do público que irá vê-lo em seu feed.

  • Envie e-mails sobre seus produtos e serviços para os seus contatos

Você também pode enviar e-mails para os seus clientes em potencial toda vez que algo novo surgir. O lançamento de novos produtos e serviços, uma promoção ou condição especial, mudança de endereço físico e descontos são alguns exemplos de informações que
podem ser dadas via e-mail.

Quais são os benefícios em divulgar minha empresa na internet?

Entre os benefícios de divulgar a sua marca na internet podemos destacar:

  • Customização da informação: de modo que ela chegue com precisão ao seu público alvo;
  •  Interatividade com os usuários: e em tempo real. Ela é permitida tanto nas redes sociais como em blogs e sites;
  • Maior custo x benefício: o investimento, apesar de mais baixo, irá surtir ótimos resultados na conversão em vendas;
  • Queda das ‘barreiras’ geográficas;
  • Facilidade na mensuração das campanhas, ações e estratégias que realmente deram certo.

E agora que você já sabe a importância, como e quais são os benefícios na divulgação da sua empresa, o que ainda está esperando para começar?

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