Um dos veículos de comunicação corporativa existentes hoje em dia é o blog. Ele pode ser mantido como uma página própria ou até como uma sessão dentro do website da empresa, de qualquer forma, os empreendedores que não investem nele, certamente estão perdendo uma excelente plataforma de posicionamento de mercado.

Mas o blog só tem razão para existir quando é atualizado frequentemente com a publicação de conteúdo.

Mas o que é conteúdo? Veja aqui as 10 principais definições de conteúdo, de acordo com os influenciadores de marketing:

O marketing de conteúdo é o processo que visa criar e distribuir conteúdo relevante e valioso para atrair, adquirir e engajar um público-alvo definido, com o objetivo de gerar uma ação lucrativa com o cliente. – Joe Pulizzi, Content Marketing Institute

Marketing de conteúdo significa criar e compartilhar conteúdo valioso para atrair e converter visitantes em interessado e interessados em clientes. O tipo de conteúdo que você compartilha está intimamente relacionado ao que você vende; em outras palavras, você está educando as pessoas para que elas saibam, gostem e confiem em você o suficiente para fazer negócios com sua empresa. – Brian Clark, Copyblogger

O conteúdo é a ponte emocional e informativa entre a empresa e o consumidor. Construir essa ponte requer mais do que um orçamento, calendário editorial e visão. Requer pessoas que se importam e que amam a transformação que o conteúdo faz nas vidas das pessoas. Não apenas o que ela pode fazer pela receita, mas sim como ela ajuda as pessoas a viverem suas vidas. – Jay Baer, ​​Convince & Convert

O marketing de conteúdo resolve os problemas do cliente, por meio da mídia que você cria e distribui. – Jay Acunzo, Impensável

O marketing de conteúdo envolve a comunidade em torno de uma ideia em vez de um produto. O conteúdo serve a comunidade com informações, idéias e experiências. O que não é apenas um véu na frente de um discurso de vendas. – Dan Blank, WeGrowMedia

O Marketing de Conteúdo fornece aos consumidores informações úteis para auxiliar nas decisões de compra, melhorar o uso do produto e entretê-los, ao mesmo tempo em que alcança as metas organizacionais sem ser abertamente promocional. – Heidi Cohen, Actionable Marketing Guide

A diferença entre “marketing com conteúdo” e “marketing de conteúdo” é a plataforma de publicação digital que sua marca possui. Marketing de conteúdo significa comprometer-se a publicar o conteúdo que as pessoas realmente querem. Em uma plataforma que você possui. – Michael Brenner, Marketing Insider Group

Marketing de conteúdo é a arte e a ciência de atrair um público para uma marca e um site e, depois, inspirar esse público a agir. Isso é feito por meio da publicação, promoção e medição de conteúdo. A forma do conteúdo é frequentemente texto escrito, mas também pode ser vídeo, áudio, diagramas. A função é frequentemente educativa ou útil, mas também pode ser divertida. O marketing de conteúdo contrasta com a publicidade, que procura interromper ou distrair um público com a mensagem de uma marca. – Andy Crestodina, Orbit Media

Marketing de conteúdo é o que gostamos de chamar de mídia própria. É qualquer coisa que você produz – publicações em blogs, vídeos e e-books – que se baseie em algo que você possui, como um site ou blog. A vantagem, é claro, é contar a sua história e ter acesso direto aos seus possíveis clientes. – Gini Dietrich, Arment Dietrich & Spin Sucks

5 principais motivos para investir na elaboração e divulgação de tais artigos

  1. O marketing de conteúdo está em alta, ou seja, a tendência é que as marcas não se limitem a anunciar seus produtos e serviço, mas vinculem-nos a informações relevantes, que possam de alguma forma, fazer a diferença para o consumidor. O público está mais atento a isso e tem dado prioridade para as empresas apostam nesse tipo de estratégia;
  2. Publicar artigos no blog, que estejam relacionados ao segmento da empresa, também é uma forma de demonstrar autoridade naquele assunto. Assim, para o leitor, fica claro que aquele empresário não está apenas vendendo qualquer coisa, mas entende daquilo que faz. A consequência é muito mais confiança e credibilidade;
  3. A publicação de artigos em um blog é um dos meios mais eficientes para melhorar o ranqueamento da página, ou seja, fazer com que ela fique mais bem posicionada nos sites de busca, especialmente no Google.
  4. Outro motivo muito importante é a possibilidade de aumentar o engajamento do público. Pense na seguinte perspectiva: é muito mais fácil um internauta compartilhar em suas redes sociais um texto interessante, relevante e criativo do que a simples propaganda de um produto. Investir em artigos faz com que a empresa ganhe divulgadores gratuitos;
  5. E é claro: é possível aproveitar os artigos para fazer publicidade, inserindo os produtos ou serviços como exemplos dentro do texto. Mas atenção: isso deve ser feito de uma forma delicada, para que o leitor não se sinta enganado de forma alguma.

Estrutua para você produzir o melhor conteúdo

Não, você não precisa ser a próxima JK Rowling para criar um bom conteúdo.

Com estilo próprio e personalidade, você precisa cobrir os pontos importantes, que são as dúvidas dos seus clientes, no momento de produzir o artigo. A motivação por trás das decisões das pessoas é emocional. A opinião de terceiros, como prova social, reviews e depoimentos, ajuda também na tomada de decisão.

É por isso que é importante falar das necessidades e desejos pessoais de seus clientes nos artigos.

Confira abaixo uma estrutura com 10 itens para você seguir e criar um texto que resolva as dúvidas do seu público-alvo:

  1. Agarre a atenção do seu leitor
  2. Identifique ou relacione-se com os leitores e discuta suas razões para eles desejarem seu produto/serviço
  3. Dê uma solução, em seguida, passe credibilidade
  4. Demonstre e explique os benefícios de seu produto/serviço
  5. Mostre uma prova social e um depoimento
  6. Aborde as preocupações e objeções de seus clientes
  7. Dê aos seus leitores um guia de como adquirir o serviço/produto
  8. Inclua uma garantia ou uma promessa de serviço
  9. Insira uma chamada para ação e apresente uma razão para a pessoa tomar uma decisão
  10. Termine com um conclusão que resuma o que eles receberão e lembre-os da importância de tomar uma decisão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *